Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Direito de Trânsito: advertência por escrito

Penalidades de Trânsito 01

há 6 anos


Advertência por escrito

A penalidade de advertência por escrito pode ser encontrada no artigo 267 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com a seguinte redação:

  • Art. 267. Poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses, quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender esta providência como mais educativa.

Através da avaliação da conveniência e oportunidade, mediante o exercício do poder discricionário da autoridade de trânsito, impondo a pena mais tolerante e deixando de cobrar o valor pecuniário relativo à multa que seria imposta ao infrator.

Tal providência é adotada não pelo agente que constata a infração de trânsito, mas pelo dirigente do órgão ou entidade de trânsito ou rodoviário ao qual lhe compete.

Contudo, há um certo desprezo dos órgãos de trânsito pela aplicação da advertência por escrito, sendo que, na grande parte das vezes, optam pela imposição da multa. É evidente essa situação quando o infrator encontra-se nas condições exigidas para a conversão da multa em advertência e tem o seu pedido indeferido, quando elabora a Defesa Administrativa, apresentada justamente antes da aplicação da penalidade.

Sendo assim, a advertência por escrito exime o infrator somente do pagamento da multa, mantendo-se a pontuação no seu prontuário.

  • Sobre o autorAdvogado de Trânsito em Joinville
  • Publicações254
  • Seguidores153
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2147
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/direito-de-transito-advertencia-por-escrito/573753753

Informações relacionadas

Petição Inicial - TJMG - Ação Monitória - [Cível] Monitória - de Posto PTB

PROBUS ., Advogado
Artigoshá 8 anos

Como converter multa de trânsito em advertência?

Yuri Junqueira Sousa, Advogado
Artigoshá 4 anos

Direito de Trânsito: formas de atuação e seus clientes

Pensador Jurídico, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] Pedido de conversão de multa em advertência

Doutor Multas, Bacharel em Direito
Artigoshá 6 anos

Placas de Trânsito: Você sabe o que é sinalização vertical e como ela funciona?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)