Antes de iniciarmos, é necessário compreender o que seria uma infração de trânsito que, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), seria quando o motorista não respeita uma regra contida na própria legislação de trânsito, por exemplo: não utilizar o cinto de segurança enquanto dirige.
Dessa maneira, possibilitando ao órgão de trânsito aplicar medidas punitivas.
Levando isso em conta, o processo de multa de trânsito iniciará com essa infração de trânsito cometida pelo motorista que não usou o cinto de segurança.
Com o cometimento da multa, o órgão de trânsito, por exemplo, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) terá um prazo de 30 dias para enviar uma notificação ao motorista infrator, informando o prazo mínimo de 15 dias para apresentar uma defesa da multa.
No caso de o motorista ter apresentado uma defesa técnica através de um advogado especialista na área, conseguindo o deferimento, então a multa será anulada.
Agora, no caso de o motorista ter uma defesa sem conhecimento algum do que escreveu e o órgão indeferir a defesa, ou seja, negar, então o processo da multa continuará normalmente, podendo resultar na suspensão ou cassação da CNH, dependendo do caso.
Portanto, é necessário verificar se você recebeu a notificação em casa e qual o prazo para recorrer. Nessa situação, em função da gravidade que as infrações podem acarretar, é aconselhável buscar um profissional que trabalhe com defesas e recursos de trânsito.
-----
Dúvidas? Entre em contato através do JusBrasil ou do site: www.advogadosjf.com.br
Veja mais:
0 Comentários
Faça um comentário construtivo para esse documento.