jusbrasil.com.br
21 de Outubro de 2021

4 erros na hora de contratar um advogado de trânsito online

Descubra os erros mais comuns que condutores e proprietários de veículos cometem quando resolvem contratar um advogado de trânsito.

Guilherme Jacobi, Advogado
Publicado por Guilherme Jacobi
há 4 meses

A internet hoje tem proporcionado muitas facilidades para as pessoas. Foi-se o tempo em que ela era utilizada apenas para ter redes sociais, ou ainda, para acompanhar sites de notícias, fazer pesquisas, dentre outras coisas. Hoje, graças aos avanços e a boa aceitação do público, é possível até mesmo adquirir bens e contratar serviços.

Com a área jurídica não seria diferente. Hoje já é possível contratar serviços jurídicos de qualidade, tudo de forma online.

Se você chegou até aqui, certamente foi porque pesquisou ou se interessou pelo assunto.

Nesse post você vai encontrar os 4 erros na hora de contratar um advogado de trânsito online, sendo eles:

  1. Levar em conta somente o requisito preço para contratar
  2. Contratar um profissional sem experiência na área
  3. Pedir auxílio de alguém só porque ele é da sua cidade
  4. Não ter atenção as suas qualificações

Ao final, você irá conferir qual a maior vantagem de se contratar um advogado de trânsito online. Vamos lá?

1º erro: Levar em conta somente o requisito preço para contratar

Levar em conta somente o requisito preo para contratar

Coloquei esse erro em primeiro lugar, pois infelizmente, em maior parte dos casos, muitas pessoas para contratar qualquer tipo de serviço pensam em procurar o mais barato.

Pode até mesmo acontecer de que você procure um bom profissional, bem reconhecido. Porém, ao se informar sobre o valor, você logo desiste, pois está considerando mais o preço do que um bom trabalho a ser realizado pelo profissional.

Acontece que essa decisão de procurar o mais barato, pode acabar “saindo caro”, quando você perceber que não teve um bom serviço feito, e que aquele advogado não conseguiu te ajudar em nada. Isso serve para qualquer área que você precise de advogado.

Um bom advogado de trânsito online é capaz de te instruir, explicar como tudo vai acontecer, e apesar de não poder garantir a resolução total do problema (já que isso é ilegal e viola o código de ética da OAB), te dará segurança e confiabilidade de que executará seu trabalho da melhor maneira possível, e isso é notado através dos bons comentários que você viu sobre ele.

Sendo assim, tenha cuidado ao considerar apenas o preço para contratar um advogado online. Não estou dizendo que sempre o mais caro é o melhor, mas suspeite de quem cobra valores muito abaixo dos praticados, somente para captar clientes. Equilíbrio e ponderação são tudo neste momento.

2º erro: Profissional sem experiência na área Profissional sem experincia na rea

Outro erro que muitas pessoas acabam cometendo na hora de contratar um advogado de trânsito online, é acabar contratando um profissional que não tem experiência na área.

Para que você entenda melhor vou te dar um exemplo. Geralmente quando você está com problema de saúde, você pode procurar um clínico geral. Porém, se o profissional identificar um problema de saúde que precisa de cuidados de um profissional especializado, ele irá pedir para você procurá-lo.

Porque isso não acontece também quando você procura um serviço jurídico? Um profissional com experiência na área pode ser fundamental para aumentar suas chances de êxito para resolver o problema. Isso porque, ele terá mais conhecimento sobre todos os documentos, provas a serem juntadas, como recorrer da melhor maneira… Enfim, sua defesa será muito bem feita se comparada a alguém que não tem experiência naquele assunto.

Os profissionais de maior destaque são aqueles que são especialistas em alguma coisa. Dessa forma, se você precisar de um advogado de trânsito online, considere sua especialidade na área.

3º erro: Pedir auxílio de alguém só porque ele é da sua cidade

Talvez ao ler este erro, você possa não ter entendido muito bem, por pensar que se precisar de um advogado, obrigatoriamente seja necessário ir de forma presencial até o escritório do advogado que fique o mais próximo de você.

Mas, quando falamos em contratação de advogado de trânsito, você já parou para pensar que talvez em sua cidade não haja nenhum especialista nesse assunto? Vai preferir arriscar a resolução do seu problema simplesmente por preferir alguém que está em sua cidade?

A internet pode ser usada em seu benefício. Se você precisa de um advogado de trânsito, considere a contratação ainda que de forma online. O bom profissional te dará todo suporte necessário, de forma que não interferirá em nada nos procedimentos.

Você terá acesso fácil para se comunicar com ele, conseguirá fornecer da mesma forma todos os documentos necessários, pois hoje é possível com facilidade mandar os documentos por arquivo.

Se em sua cidade não há profissional especializado em trânsito, considere a contratação de um advogado de trânsito online.

4º erro: Não ter atenção as suas qualificações

Aqui entra um pouco do que já acabei de falar, você deve ter atenção nas qualificações do profissional. Porém, ver a qualificação vai além do que saber se ele é especialista no assunto.

Verificar as qualificações também é necessário quando você vai contratar online. Isso quer dizer que mesmo quando você pensar em contratar online pesquise sobre aquele advogado. Considere quantas estrelas ele tem na pesquisa do Google, os comentários e depoimentos de outros clientes que já o contrataram nas redes sociais. Há diversas formas em que é possível saber se a reputação daquele advogado é boa.

Por isso pesquise, não acredite em propagandas prontas da internet. Se informe sobre a verdade daquele profissional. Tenho certeza que se ele realmente tiver boas qualificações, você encontrará de forma facilitada essas informações.

A maior vantagem de se contratar um advogado de trânsito online

Advocacia Especialista em Trnsito

Se eu fosse indicar para você quais as vantagens de se contratar um advogado de trânsito online, eu poderia listar muitas vantagens. Porém, agora que você já sabe quais são os 4 erros mais comuns na hora de contratar um advogado, quero te passar a maior vantagem que você pode ter. Essa única vantagem justifica todas as outras que possam ter. E você vai entender um pouco mais agora do que eu estou falando.

A maior vantagem ao contratar um advogado de trânsito online é de não precisar se preocupar com mais nada! O advogado irá fazer todos os procedimentos por você. Seu único “trabalho” será o de fornecer os documentos que ele pedir, e pronto.

O advogado contratado irá apresentar sua defesa, e sendo necessário, também irá recorrer administrativamente por você, se utilizando dos melhores argumentos.

Muitas pessoas acabam tentando resolver toda a questão sozinha, mas, isso representa um grande risco, pois há várias etapas que envolvem a resolução do problema. Existem prazos a serem observados, bem como os argumentos ideais para se apresentar a depender do tipo de situação que você está enfrentando. Além disso, a observância da apresentação de determinados documentos se torna essencial.

Um recurso completo

Como eu disse acima, é muito difícil que uma pessoa leiga, sozinha, consiga fazer tudo o que deve ser feito, e ainda observando todos os prazos.

Para que um recurso esteja completo, não basta apenas apresentar os argumentos sobre como o fato aconteceu, mas, ele deve estar acompanhado de alguns documentos que são exigidos pela Resolução nº. 299/2008 do Artigo 5º do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN. São eles:

  • Requerimento de defesa (recurso);
  • Cópia do Certificado de Registro do Veículo – CRV;
  • Cópia da Notificação da autuação ou qualquer outro que conste no mínimo a placa do veículo e número do Auto de Infração – AIT;
  • CNH do recorrente ou qualquer outro documento de identidade caso não seja habilitado;
  • Se houver condutor indicado no recurso, a CNH do condutor ou outro do documento, como a identidade.

Olha como muitos são importantes para um bom êxito do recurso! Deu pra perceber como sem um advogado suas chances de êxito são muito reduzidas? Os órgãos se aproveitam dessa situação, de falta de desconhecimento da lei dos usuários, para não considerarem a mudança da decisão sobre a infração.

Dúvidas comuns sobre recorrer on-line

Para que você possa perceber como resolver um problema que envolva infrações de trânsito (seja ela qual for), é uma coisa mais complexa do que imagina, vou te apresentar agora quais são as dúvidas mais frequentes que costumo receber em meus atendimentos.

Qual o prazo de apresentação do recurso?

O recurso dever ser apresentado até 30 dias após o recebimento da notificação e nele devem estar presentes as justificativas e a documentação completa para embasar o pedido. O objetivo do recurso é de comprovar que a multa foi aplicada de forma injusta ou irregular, devendo ser apresentado dentro do órgão que aplicou a penalidade.

Preciso pagar a multa antes de entrar com o recurso?

De forma equívoca, muita gente acha que precisa efetuar o pagamento da multa, para depois recorrer. Porém, não é necessário pagamento adiantado da multa para entrar com recurso. O importante é que você não perca o prazo do pedido (30 dias). O que leva muitas pessoas a pagarem a multa de forma antecipada para garantir o desconto de 20%, para que, se o recurso for indeferido, ele já tenha garantido a redução. Mas, você pode entrar com recurso antes de pagar a multa.

Todo mundo pode recorrer?

A possibilidade de se recorrer não é só para determinadas infrações. Para qualquer tipo de infração que tenha sido aplicada, você pode recorrer. Isso porque, todo condutor possui o direito de defesa, que não pode ser impedido pelo órgão. Se você enquanto motorista entende que a penalidade é injusta, pode recorrer de uma multa. Porém, é preciso respeitar as regras estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e os órgãos fiscalizadores descritos na lei. Que regras são essas? Bom, contratando um advogado você não precisará se preocupar em saber quais regras são essas.

O melhor caminho para recorrer on-line

Veja, quando falamos em resolver questões envolvendo possíveis infrações de trânsito, e na recorribilidade delas, existem vários detalhes que você enquanto leigo pode acabar deixando batido.

Às vezes, um argumento errado colocado no recurso, pode prejudicar seu sucesso de êxito. Por isso, fiz questão de trazer aqui qual a maior vantagem de contratar um advogado de trânsito online. É ele que te poupará de todo o trabalho, saberá o passo a passo, quantas vezes é possível recorrer, em que órgão recorrer, qual o prazo para se recorrer em cada um deles.

Enfim, nada como um especialista para te proporcionar segurança neste momento.

Contratar um advogado de trânsito online não é um gasto, mas um investimento. Tenho certeza que você não quer correr o risco de ter sua CNH suspensa, ou ainda ser proibido de dirigir por muito tempo.

Pense bem antes de tomar decisões, e considere sempre a contratação de um advogado de trânsito, sempre que surgir um problema dessa área para resolver. Somente ele sabe a verdadeira proporção do problema, e saberá a melhor forma apara te ajudar.

Conheça o nosso trabalho e tenha acesso a mais conteúdos de trânsito pelos links abaixo:

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)